Busca BOL
BOL Notícias

Unidos da Tijuca leva medo para a passarela do samba

Carlão Limeira / UOL

Rainha de bateria da escola, Adriane Galisteu se prepara para entrar na Sapucaí (06/03/2011)

Da Redação*

Aos gritos de “é campeã”, a Unidos da Tijuca iniciou o desfile na Marquês de Sapucaí com o enredo "Esta Noite Levarei sua Alma", de Paulo Barros. Mais uma vez, a escola apostou  na inovação e no ilusionismo.

Logo na entrada da escola a comissão formada por 15 bailarinos -- todos vestidos de preto -- apresentaram um verdadeiro filme de terror na Sapucaí: sobre uma lápide de cinco metros de altura, arrancavam cabeças e corpos, para "horror" do público das arquibancadas.

Fotos do desfile da Unidos da Tijuca
Veja Álbum de fotos

Segundo o coreógrafo Rodrigo Negri dos Santos, esta foi primeira vez que se viu na Sapucaí uma comissão de frente interagir com um tripé e ser elevada a cinco metros de altura, contou. " A comissão veio com o ritmo do humor, no mesmo formato de 2010, para mexer com a Sapucaí. Arriscamos, mais uma vez”, contou.

 

Fantasiada de Medusa e usando um esplendor com mais de 20 mil cristais na cabeça, a apresentadora Adriane Galisteu, rainha de bateria da escola, disse que está preparada para o bicampeonato e que pretende continuar no posto no próximo carnaval -- este é o quinto ano que ela comanda a bateria da agremiação. 

“A cada ano, pisar na avenida cada ano tem uma energia diferente. Em 2010 eu desfilei grávida. Este ano, meu filho está com a minha mãe e a babá", disse a apresentadora, minutos antes de entrar na avenida.

Antes do desfile, a expectativa era grande, como admitiu o presidente da escola, Fernando Horta. “Estou ansioso por ver mais uma missão cumprida. Estamos cientes que fizemos um grande trabalho e que traremos um grande carnaval”, contou. “O espetáculo tem que ser dinâmico. A Tijuca não corta as suas raízes, nós apenas brincamos. Eu não vejo que a Tijuca perdeu as suas tradições. A gente modernizou e o povo está cansado de ver a mesma coisa”, enfatizou.

Mas apesar do luxo e da grandiosidade das alegorias e fantasias, componentes da escola reclamavam do peso das vestimentas. Caso das integrantes da ala das baianas, composta por senhoras de cerca de 60 anos. Segundo elas, a fantasia -- que pesava entre 30 e 40 quilos -- muitas vezes acaba prejudicando a evolução da escola. Algumas contaram que muitas vezes chegam a passar mal durante o desfile.

“Se eles reduzissem o peso melhoraria porque a gente teria uma evolução melhor. Eles poderiam colocar uma coisa mais maleável”, disse SBL, de 57 anos, que se identificou apenas pelas iniciais.

Durante o desfile, carros homenagearam filmes como "Avatar", de James Cameron", "Indiana Jones" e "Tubarão". O cinasta José Mojica Marins, desfilou junto com a filha, a atriz e diretora Lis Marins, a Liz Vamp.

No final,a escola teve de correr um pouco para terminar sua apresentação. O motivo teria sido um problema com a saída do carro dos fantasmas, que precisou ser dividido e tomou tempo da escola fe realizou seu desfile em 1h20. (com reportagem de Fabíola Ortiz)

 

Escolas de samba

° Vai-Vai Fotos da Vai-Vai Assista o Samba enredo da Vai-Vai
° Acadêmicos do Tucuruvi Fotos da Acadêmicos do Tucuruvi Assista o Samba enredo da Acadêmicos do Tucuruvi
° Unidos de Vila Maria Fotos da Unidos de Vila Maria Assista o Samba enredo da Unidos de Vila Maria
° Mancha Verde Fotos da Mancha Verde Assista o Samba enredo da Mancha Verde
° Gaviões da Fiel Fotos da Gaviões da Fiel Assista o Samba enredo da Gaviões da Fiel
° Águia de Ouro Fotos da Águia de Ouro Assista o Samba enredo da Águia de Ouro
° Mocidade Alegre Fotos da Mocidade Alegre Assista o Samba enredo da Mocidade Alegre
° Rosas de Ouro Fotos da Rosas de Ouro Assista o Samba enredo da Rosas de Ouro
° Tom Maior Fotos da Tom Maior Assista o Samba enredo da Tom Maior
° X9 Paulistana Fotos da X9 Paulistana Assista o Samba enredo da X9 Paulistana
° Pérola Negra Fotos da Pérola Negra Assista o Samba enredo da Pérola Negra
° Império de Casa Verde Fotos da Império de Casa Verde Assista o Samba enredo da Império de Casa Verde
° Nenê de Vila Matilde Fotos da Nenê de Vila Matilde Assista o Samba enredo da Nenê de Vila Matilde
° Unidos do Peruche Fotos da Unidos do Peruche Assista o Samba enredo da Unidos do Peruche
Veja a pontuação geral das escolas

Vídeos da folia

Carregando vídeos

Publicidade