Busca BOL
BOL Notícias

Beija-Flor dribla excentricidades de Roberto Carlos para desfilar a simplicidade do rei

FÁBIA OLIVEIRA
Do UOL, no Rio

Levar para a avenida um enredo em homenagem a um artista vivo não é uma tarefa das mais fáceis. Ainda mais em se tratando do cantor Roberto Carlos, que terá sua vida mostrada no desfile da Beija-Flor. O enredo da escola de Nilópolis é "A Simplicidade de um Rei", só que o 'rei' não é tão simples assim e, notoriamente, tem suas excentricidades. Entre as exigências de Roberto para o desfile estão não colocar cobras nem tucanos nas alegorias. "Ele disse que tucanos parecem urubus. Todo ser humano tem suas manias e acho que o saldo foi positivo", observou Laíla, diretor de harmonia da agremiação, que mandou construir três elevadores no carro em que Roberto desfilará. "Assim, ele pode escolher por qual lado quer subir no carro alegórico", justifica.

A Beija-Flor vai levar oito carros para a avenida. O abre-alas mostra a infância de Roberto Carlos, com um menino representando o Rei. O carro vem com outro acoplado, que representa Cachoeiro de Itapemirim, cidade natal do cantor. O segundo carro é a casa dele na cidade, que hoje funciona como museu. Uma grande máquina de costura foi feita para representar a profissão de Dona Laura -- mãe de Roberto, que era costureira.

O terceiro carro representa a Jovem Guarda e terá Erasmo Carlos e Wanderléia como destaques. O quarto homenageia as mulheres que participaram do DVD "Elas Cantam Roberto". "Neste carros estarão todas as mulheres que participaram do projeto, exceto Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Claudia Leitte, porque vão estar fazendo shows", explica Laíla. Das 20 cantoras que dividiram o palco com Roberto, estão confirmadas, pela assessoria do cantor, Hebe Camargo, Fafá de Belém, Fernanda Abreu, Rosemary e Alcione.  

  • Júlio César Guimarães/UOL

    Laíla, diretor de harmonia da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis (25/1/2011)

O quinto carro, que tem um caminhão como alegoria, relembra os duetos que Roberto fez com cantores sertanejos. Chitãozinho, Bruno e Marrone, Roberto Miranda, Paula Fernandes e Nalva Aguiar são esperados no desfile. Em seguida, vem a alegoria que mostra a natureza, em uma alusão à "Amazônia", música grava pelo 'rei' no início dos anos 90. Na época, ele aparecia de cabelo grande e uma pena pendurada nas madeixas.

O sétimo carro terá a forma de um navio e representa o cruzeiro "Emoções em Alto-Mar", que completa sete anos em 2011. O último carro alegórico, em que Roberto Carlos desfilará, vai representar a fé do cantor. O cantor vem em uma espécie de "queijo", distribuindo rosas, como faz ao final de seus shows. Junto com Roberto estarão 250 crianças, entre elas Sophia Raia Celulari - filha dos atores Claudia Raia e Edson Celulari. A escola mandou fazer cem mil rosas artificiais para serem distribuídas pelos menores na Sapucaí. "Resolvemos fazer para evitar o risco de as crianças se machucarem com os espinhos das rosas verdadeiras", conta Laíla.      

Atrás do lugar reservado para Roberto desfilar, duas imagens chamam a atenção: uma que representa a música "Jesus Cristo" e a outra que remete à "Nossa Senhora", outro sucesso do Rei. Laíla diz que não teme represálias da Igreja Católica. "A imagem não é Jesus, mas sim um ser de luz. Já está tudo certo com a igreja", avisa. 

  • Beija-Flor em 2011

  • Número de integrantes

    3.800

  • Número de alas

    50

  • Funcionários no barracão

    250

  • Celebridades confirmadas

    Roberto Carlos, Édson Celulari, Claudia Raia, Hebe Camargo, Fernanda Abreu, Fafá de Belém, Alcione, Rosemary, Chitãozinho, Bruno e Marrone, Roberta Miranda e Paula Fernandes


O único segredo que Laíla guarda é no que diz respeito à comissão de frente, que este ano contará com a coordenação do coreógrafo Carlinhos de Jesus. "Não sei como vai vir a comissão de frente", desconversa o diretor. 

A Beija-Flor tem 11 títulos em seu currículo e o mesmo número de vice-campeonatos. Laíla não teme o desfile da Unidos da Tijuca, campeã do Carnaval de 2010. "A Tijuca ganhou merecidamente no ano passado. Mas a Beija-Flor tem 11 títulos e a Tijuca tem apenas um. Não tenho por que temer a Tijuca", avisa Laíla, admitindo que atualmente há um entrosamento maior entre ele e Paulo Barros, carnavalesco da concorrente. "Desejo que a Tijuca faça um grande desfile, mas a Beija-Flor continua sendo o rolo compressor", finaliza Laíla.

 

Escolas de samba

° Vai-Vai Fotos da Vai-Vai Assista o Samba enredo da Vai-Vai
° Acadêmicos do Tucuruvi Fotos da Acadêmicos do Tucuruvi Assista o Samba enredo da Acadêmicos do Tucuruvi
° Unidos de Vila Maria Fotos da Unidos de Vila Maria Assista o Samba enredo da Unidos de Vila Maria
° Mancha Verde Fotos da Mancha Verde Assista o Samba enredo da Mancha Verde
° Gaviões da Fiel Fotos da Gaviões da Fiel Assista o Samba enredo da Gaviões da Fiel
° Águia de Ouro Fotos da Águia de Ouro Assista o Samba enredo da Águia de Ouro
° Mocidade Alegre Fotos da Mocidade Alegre Assista o Samba enredo da Mocidade Alegre
° Rosas de Ouro Fotos da Rosas de Ouro Assista o Samba enredo da Rosas de Ouro
° Tom Maior Fotos da Tom Maior Assista o Samba enredo da Tom Maior
° X9 Paulistana Fotos da X9 Paulistana Assista o Samba enredo da X9 Paulistana
° Pérola Negra Fotos da Pérola Negra Assista o Samba enredo da Pérola Negra
° Império de Casa Verde Fotos da Império de Casa Verde Assista o Samba enredo da Império de Casa Verde
° Nenê de Vila Matilde Fotos da Nenê de Vila Matilde Assista o Samba enredo da Nenê de Vila Matilde
° Unidos do Peruche Fotos da Unidos do Peruche Assista o Samba enredo da Unidos do Peruche
Veja a pontuação geral das escolas

Vídeos da folia

Carregando vídeos

Publicidade