Busca BOL
BOL Notícias

Sem animais, Lavagem do Bonfim leva 1 milhão às ruas em Salvador

LUIZ FRANCISCO
Colaboração para o UOL de Salvador

A lavagem das escadarias da igreja de Nosso Senhor do Bonfim, a principal festa religiosa da Bahia, levou cerca de 1 milhão de pessoas às ruas de Salvador nesta quinta-feira (13), de acordo com informações da Polícia Militar. Por volta das 7h a movimentação em frente à igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia já era grande. Fiéis e turistas, a maioria usando roupas brancas, aguardavam a realização de um culto ecumênico, cerimônia que precede um ritual de mais de dois séculos e meio: a caminhada de oito quilômetros até o templo mais famoso do Estado.

À frente do cortejo, 500 baianas com vestidos brancos (cor de oxalá, divindade do candomblé) rendados, carregando vasos com água de cheiro. Em meio à multidão, políticos de quase todos os partidos. Quando chegaram ao Bonfim, depois de quatro horas de caminhada, as baianas lavaram e enxugaram as escadarias e o adro da igreja, ao som de  louvores a oxalá e o hino do Senhor do Bonfim. A festa une adeptos do catolicismo e do candomblé. Para garantir a segurança dos fiéis e evitar a destruição de imagens sacras, as portas da igreja ficaram fechadas durante a festa.

Nesse ano, por decisão da Justiça, todos os animais foram impedidos de participar da festa do Bonfim. Três entidades não-governamentais que trabalham com a proteção de animais ingressaram com uma ação na Justiça pedindo a proibição, sob a alegação de que eles eram submetidos à crueldade durante o trajeto. “Os jegues e outros animais eram agredidos, carregavam muito peso e não recebiam água ou alimentos durante toda a caminhada”, disse Ana Tavares, presidente da Ong Terra Viva, que também pediu a proibição no cortejo. Repartições públicas, estabelecimentos comerciais e as agências bancárias instalados ao longo do percurso da festa não funcionaram nesta quinta-feira, em Salvador. 

História

De acordo com historiadores, o culto ao Senhor do Bonfim começou em 1745, quando o capitão-de-mar-e-guerra Theodósio Rodrigues de Faria prometeu construir um templo caso sobrevivesse a uma tempestade. No ano seguinte, as obras da capela foram iniciadas, mas a sua conclusão somente aconteceu em 1772. Em meio à lavagem do Bonfim, uma prévia do Carnaval: cerca de 15 mil pessoas, segundo os organizadores, dançaram ao som das bandas Eva, Jammil e do cantor Tomate. O Bonfim Ligth, criado há 14 anos, é uma festa privada. Outras duas festas aconteceram no Comércio (cidade baixa) e foram comandadas pelos cantores Carlinhos Brown, Jau, Jorge Aragão, Nelson Rufino, Edil Pacheco, Mariene de Castro e Grupo Revelação.

Escolas de samba

° Vai-Vai Fotos da Vai-Vai Assista o Samba enredo da Vai-Vai
° Acadêmicos do Tucuruvi Fotos da Acadêmicos do Tucuruvi Assista o Samba enredo da Acadêmicos do Tucuruvi
° Unidos de Vila Maria Fotos da Unidos de Vila Maria Assista o Samba enredo da Unidos de Vila Maria
° Mancha Verde Fotos da Mancha Verde Assista o Samba enredo da Mancha Verde
° Gaviões da Fiel Fotos da Gaviões da Fiel Assista o Samba enredo da Gaviões da Fiel
° Águia de Ouro Fotos da Águia de Ouro Assista o Samba enredo da Águia de Ouro
° Mocidade Alegre Fotos da Mocidade Alegre Assista o Samba enredo da Mocidade Alegre
° Rosas de Ouro Fotos da Rosas de Ouro Assista o Samba enredo da Rosas de Ouro
° Tom Maior Fotos da Tom Maior Assista o Samba enredo da Tom Maior
° X9 Paulistana Fotos da X9 Paulistana Assista o Samba enredo da X9 Paulistana
° Pérola Negra Fotos da Pérola Negra Assista o Samba enredo da Pérola Negra
° Império de Casa Verde Fotos da Império de Casa Verde Assista o Samba enredo da Império de Casa Verde
° Nenê de Vila Matilde Fotos da Nenê de Vila Matilde Assista o Samba enredo da Nenê de Vila Matilde
° Unidos do Peruche Fotos da Unidos do Peruche Assista o Samba enredo da Unidos do Peruche
Veja a pontuação geral das escolas

Vídeos da folia

Carregando vídeos

Publicidade