Busca BOL
BOL Notícias

Carnaval de SP pretende levar deficientes visuais ao sambódromo

ESTEFANI MEDEIROS
Colaboração para o UOL

Cores, texturas de fantasias e a riqueza de detalhes dos carros alegóricos ajudam a fazer do Carnaval não só uma festa de música, como um grande espetáculo visual. Mas não para todos. Pensando nisso, o projeto “Carnaval Paulistano – Só não vê quem não quer”  tem como objetivo criar oportunidades para que deficientes visuais sintam a festa de uma forma diferente.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo com a faculdade FMU, a SPTuris e a Fundação Dorina Nowill. "Estamos investindo cada vez mais para que o Carnaval se torne uma festa para todos", disse o prefeiro Gilberto Kassab em coletiva de imprensa realizada nessa terça-feira (11/1).

  • Priscila Villariño/SPTuris

    O prefeito Gilberto Kassab fala sobre o projeto de inclusão de deficientes visuais no sambódromo (11/1)

As escolas de samba Mocidade Alegre, Rosas de Ouro e Camisa Verde Branco participarão do projeto levando os 45 deficientes visuais e seus acompanhantes por três etapas: os ensaios, a concentração e os desfiles no sambódromo, onde contarão com um camarote especial.

No camarote, os deficientes terão uma maquete de 1m de comprimento por 1 metro de largura em formato de réplica das alegorias. A maquete, produzida por 40 alunos do curso de arquitetura da FMU, foi pensada para que eles toquem e sintam os formatos dos carros que estarão passando simultaneamente pelo sambódromo.

Dentro dessas alegorias estarão bonecos vestidos com as roupas das escolas, produzidas pelos alunos de moda da faculdade, com o tamanho um pouco maior que uma boneca Barbie. Além das maquetes, os participantes também ouvirão um CD com descrições em áudio dos enredos.

Acessibilidade
A escola Rosas de Ouro conta com ala de cadeirantes e deficientes visuais há 16 anos. De acordo com a Diretora de projetos sócio-culturais da agremiação, Vanessa Oliveira, o projeto “Samba se Aprende na Escola” já inclui sócios que participam dos ensaios técnicos e crianças com deficiência visual.

A representante da Mocidade Alegre, Érica Ferreira diz que “a escola tem apenas ala de cadeirantes, mas vê nessa oportunidade um iniciativa para se tornar cada vez mais inclusiva”. 

“O único contato que tinha com o Carnaval era pelo rádio, que oferece uma cobertura mais descritiva do evento. Mas quando a gente ouve a segunda escola de samba já cansa”, diz  a assistente social Maria Regina Lopes da Silva e uma das primeiras inscritas no projeto.  “Já participei de ensaios de quadra, mas essa oportunidade é curiosa porque poderemos sentir, tocar o Carnaval”.

Os interessados devem se inscrever até dia 14/1 pelo e-mail carnaval2011@fundacaodorina.org.br. Serão selecionados 45 inscritos. As primeiras atividades serão realizadas no dia 23 de janeiro na Mocidade Alegre, 30 de janeiro na Rosas de Ouro e 2 de fevereiro na Camisa Verde e Branco.

Escolas de samba

° Vai-Vai Fotos da Vai-Vai Assista o Samba enredo da Vai-Vai
° Acadêmicos do Tucuruvi Fotos da Acadêmicos do Tucuruvi Assista o Samba enredo da Acadêmicos do Tucuruvi
° Unidos de Vila Maria Fotos da Unidos de Vila Maria Assista o Samba enredo da Unidos de Vila Maria
° Mancha Verde Fotos da Mancha Verde Assista o Samba enredo da Mancha Verde
° Gaviões da Fiel Fotos da Gaviões da Fiel Assista o Samba enredo da Gaviões da Fiel
° Águia de Ouro Fotos da Águia de Ouro Assista o Samba enredo da Águia de Ouro
° Mocidade Alegre Fotos da Mocidade Alegre Assista o Samba enredo da Mocidade Alegre
° Rosas de Ouro Fotos da Rosas de Ouro Assista o Samba enredo da Rosas de Ouro
° Tom Maior Fotos da Tom Maior Assista o Samba enredo da Tom Maior
° X9 Paulistana Fotos da X9 Paulistana Assista o Samba enredo da X9 Paulistana
° Pérola Negra Fotos da Pérola Negra Assista o Samba enredo da Pérola Negra
° Império de Casa Verde Fotos da Império de Casa Verde Assista o Samba enredo da Império de Casa Verde
° Nenê de Vila Matilde Fotos da Nenê de Vila Matilde Assista o Samba enredo da Nenê de Vila Matilde
° Unidos do Peruche Fotos da Unidos do Peruche Assista o Samba enredo da Unidos do Peruche
Veja a pontuação geral das escolas

Vídeos da folia

Carregando vídeos

Publicidade