Busca BOL
BOL Notícias

Carnaval de Salvador 'ressuscita' músicos esquecidos

LUIZ FRANCISCO
Colaboração para o UOL, em Salvador

Mais do que as inovações tecnológicas apresentadas pelos trios elétricos, os encontros musicais e os desfiles dos principais nomes da axé music, o Carnaval de Salvador marcou o “renascimento” de cantores que estavam relegados ao segundo plano da folia. A festa na Bahia termina oficialmente nesta quarta-feira (17) com um arrastão comandado por Carlinhos Brown e Ivete Sangalo

Considerado o “pai da axé music”, Luiz Caldas foi muito homenageado por quase todos os cantores que desfilaram nos três principais circuitos da folia - Barra/Ondina (orla), Campo Grande/praça da Sé (centro) e Pelourinho (centro histórico). “Nós devemos muito a Luiz Caldas, um compositor que teve a coragem de fazer uma ruptura na música carnavalesca da Bahia”, disse a cantora Daniela Mercury.

Nos últimos anos, com o profissionalismo da axé music, Luiz Caldas foi completamente abandonado e passou a tocar em pequenas cidades. “Fiquei muito emocionado e feliz por todas as lembranças. O mais importante é que a semente que foi plantada por minha geração, há 25 anos, deu muitos resultados positivos”, afirmou o autor de “Fricote”, que desfilou em um trio independente (sem cordas) de terno, gravata e sapatos sociais, bem diferente da época em que fazia sucesso, quando se apresentava descalço e com colares e pulseiras.

Outro cantor que voltou ao Carnaval de Salvador depois de muitos anos foi Moraes Moreira. Afastado há dez anos da folia, o compositor retornou em grande estilo - desfilou em cima de um trio elétrico, deu “canjas” e fez um dueto com Gilberto Gil. “Cumpri o meu exílio involuntário. Se dependesse de mim, jamais teria deixado o Carnaval da Bahia”, disse Moraes Moreira, considerado o primeiro artista a cantar em cima de um trio elétrico, acabando com a fase das músicas apenas instrumentais.

No final da década de 90, descontente com as mudanças introduzidas na folia baiana, Moraes Moreira fez muitas críticas à organização da festa. A partir daí, foi boicotado por empresários e donos de trios elétricos. “A história do Carnaval de Salvador não pode ser contada sem Moraes Moreira”, disse Gilberto Gil.

Na tarde desta segunda-feira, Saulo Fernandes, vocalista da banda Eva, trouxe para a avenida mais dois “renegados” do Carnaval de Salvador: a cantora Márcia Short e Buck Jones, que por muitos anos fizeram sucesso na Banda Mel (atualmente Bamdamel). “Eu estou aqui cantando por causa de vocês e quero fazer este reconhecimento de público”, afirmou. “Não tenho palavras para descrever o que estou sentindo neste momento”, acrescentou Buck Jones.

Intérprete de um dos maiores sucessos da axé music (“Abre a Rodinha”), “adotada” pelo apresentador Chacrinha, a cantora Sarajane também é outra artista “esquecida” que ganhou mais destaque na folia de Salvador este ano. “Saí em um trio independente, cantei na periferia e recebi muitos convites para novas apresentações”, afirmou Sarajane, que desenvolve um trabalho social no subúrbio de Salvador. “Ensino música para crianças pobres e isto me dá orgulho e prazer.”

Gilberto Gil, que também foi muito homenageado durante a festa, classificou de “muito justo” o reconhecimento aos “artistas renegados”. “Da mesma forma que a minha geração teve Dorival Caymmi e João Gilberto como espelhos, muitos cantores que fazem sucesso hoje na Bahia e no Brasil um dia se inspiraram em Luiz Caldas ou Moraes Moreira.”


 

Escolas de samba

Unidos da Tijuca Fotos da Unidos da Tijuca Ouça o Samba enredo da Unidos da Tijuca
Grande Rio Fotos da Grande Rio Ouça o Samba enredo da Grande Rio
Beija-Flor Fotos da Beija-Flor Ouça o Samba enredo da Beija-Flor
Vila Isabel Fotos da Vila Isabel Ouça o Samba enredo da Vila Isabel
Salgueiro Fotos da Salgueiro Ouça o Samba enredo da Salgueiro
Mangueira Fotos da Mangueira Ouça o Samba enredo da Mangueira
Mocidade Independente Fotos da Mocidade Independente Ouça o Samba enredo da Mocidade Independente
Imperatriz Leopoldinense Fotos da Imperatriz Leopoldinense Ouça o Samba enredo da Imperatriz Leopoldinense
Portela Fotos da Portela Ouça o Samba enredo da Portela
10º Porto da Pedra Fotos da Porto da Pedra Ouça o Samba enredo da Porto da Pedra
11º União da Ilha Fotos da União da Ilha Ouça o Samba enredo da União da Ilha
12º Viradouro Fotos da Viradouro Ouça o Samba enredo da Viradouro
Veja a pontuação geral das escolas
Publicidade