Busca BOL
BOL Notícias

Apuração do Carnaval de São Paulo tem início hoje às 16h

reprodução

Na montagem, imagens dos desfiles da Imperador do Ipiranga, Gaviões da Fiel, Pérola Negra e Vai-Vai durante as apresentações no sambódromo do Anhembi nos dias 12 e 13 de fevereiro de 2010


Da Redação

A partir das 16h de hoje (16) tem início a apuração dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo. Na seqüência, acontece a do Grupo de Acesso. O UOL transmite em tempo real a apuração das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo.

Serão avaliados os quesitos bateria, comissão de frente, alegorias e adereços, enredo, fantasia, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, samba-enredo e harmonia, com um total de cinco jurados por categoria. A maior e a menor nota serão descartadas. Este ano foram cinco jurados para cada um dos nove quesitos. No ano passado foram apenas quatro jurados, sem descarte de notas.

Em caso de empate, serão consideradas as maiores notas de acordo com a seguinte ordem: Comissão de Frente, Evolução, Harmonia, Bateria, Enredo, Fantasia, Samba-Enredo, Alegoria, Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Se o empate persistir, as notas descartadas serão aproveitadas. Essa ordem de quesitos foi definida ontem à noite, segunda-feira (15), durante sorteio com a presença de representantes das escolas de samba.

A ordem da abertura dos envelopes será inversa a de importância, começando por Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Portanto, se for necessário o desempate, o último quesito a ser apurado será aquele que poderá definir o resultado final. Os mesmos critérios serão usados para os grupos Especial e Acesso. A ordem de leitura das notas segue a ordem dos desfiles nas noites de sexta e sábado (Grupo Especial) e domingo (Acesso).

O publico que desejar assistir a apuração dos desfiles deverá entregar um quilo de alimento não perecível para posterior doação a entidades assistenciais no Anhembi, portão 14, setor B (acesso pela Marginal Tietê, em São Paulo).  


As escolas paulistanas que participam da apuração do Grupo Especial são Imperador do Ipiranga, Leandro de Itaquera, Acadêmicos do Tucuruvi, Mancha Verde, Unidos de Vila Maria, Rosas de Ouro, Vai-Vai, Águia de Ouro, Tom Maior, Mocidade Alegre, X-9 Paulistana, Gaviões da Fiel, Império de Casa Verde e Pérola Negra.
 
Como foram os desfiles

A primeira noite de desfiles de São Paulo foi marcada pela imagem da musa da Imperador do Ipiranga Dani Sperle sangrando após se machucar na região dos seios. A modelo foi obrigada a tirar parte da fantasia e terminou a passagem pelo Anhembi em topless. Ela também enfrentou problemas com o tapa-sexo, que se descolou durante a apresentação e pode implicar punição para a agremiação da zona sul paulistana.

Os Acadêmicos do Tucuruvi foram responsáveis por um dos desfiles mais animados e levantou a arquibancada do sambódromo com um enredo que homenageava a capital do Maranhão, São Luís. À frente da bateria da escola estava a dançarina
Sheila Mello, acompanhada de seu namorado, o ex-nadador Fernando Scherer.

A Mancha Verde protagonizou uma bela homenagem aos professores e mostrou união às outras escolas paulistanas trazendo como destaque em seus carros alegóricos duas figuras de extrema importância para o samba: Thobias, o presidente da Vai-Vai, e seu Nenê, fundador da tradicional Nenê de Vila Matilde.

Última escola a pisar no Anhembi na noite de sexta-feira (12), a Vai-Vai trouxe como destaques diversos jogadores de futebol, entre eles o campeão mundial Cafu. A escola do Bixiga comemorou os 80 anos da agremiação e também da Copa do Mundo.

  • Fotomontagem

    Imagens dos desfiles da X-9 Paulistana, Tom Maior, Leandro de Itaquera e Mocidade Alegre durante as apresentações no sambódromo do Anhembi nos dias 12 e 13 de fevereiro

No sábado (13), a festa foi protagonizada pelos corintianos da Gaviões da Fiel, que comemorou na avenida o centenário do clube de futebol e contou com a participação dos jogadores Ronaldo, Sócrates, Neto, Dinei, além do técnico Mano Menezes e diversos atletas da atual equipe do Corinthians. 

A campeã de 2009, Mocidade Alegre, apresentou no sambódromo um dos melhores desfiles da noite, tecnicamente impecável. A escola do bairro do Limão trouxe ao Anhembi o enredo "Da Criação do Universo ao Sonho Eterno do Criador, Eu Sou Espelho e Me Espelho Em Quem Me Criou!!!" e impressionou com a comissão de frente chamada "Luz do Criador", em cujas fantasias foram instaladas 450 lâmpadas de diversas cores.

Última escola a desfilar no grupo especial de 2010, a Pérola Negra apresentou um enredo inspirado no cantor e compositor Rolando Boldrin. A agremiação mostrou união e superação na avenida, já que grande parte de suas fantasias e carros alegóricos foram danificados após uma forte chuva que atingiu São Paulo no mês de janeiro e provocou uma inundação no barracão da escola da Vila Madalena. Exaltando a cultura brasileira e abusando das cores verde e amarelo como bases para as alegorias, a Pérola Negra trouxe como destaque a ginasta Daiane dos Santos.

Escolas de samba

Unidos da Tijuca Fotos da Unidos da Tijuca Ouça o Samba enredo da Unidos da Tijuca
Grande Rio Fotos da Grande Rio Ouça o Samba enredo da Grande Rio
Beija-Flor Fotos da Beija-Flor Ouça o Samba enredo da Beija-Flor
Vila Isabel Fotos da Vila Isabel Ouça o Samba enredo da Vila Isabel
Salgueiro Fotos da Salgueiro Ouça o Samba enredo da Salgueiro
Mangueira Fotos da Mangueira Ouça o Samba enredo da Mangueira
Mocidade Independente Fotos da Mocidade Independente Ouça o Samba enredo da Mocidade Independente
Imperatriz Leopoldinense Fotos da Imperatriz Leopoldinense Ouça o Samba enredo da Imperatriz Leopoldinense
Portela Fotos da Portela Ouça o Samba enredo da Portela
10º Porto da Pedra Fotos da Porto da Pedra Ouça o Samba enredo da Porto da Pedra
11º União da Ilha Fotos da União da Ilha Ouça o Samba enredo da União da Ilha
12º Viradouro Fotos da Viradouro Ouça o Samba enredo da Viradouro
Veja a pontuação geral das escolas
Publicidade