Busca BOL
BOL Notícias

Estilos tradicionais e ousados se enfrentam na primeira noite do Carnaval carioca

Julio Cesar Guimarães/UOL

Mestre-sala e porta-bandeira da escola desfilam na Sapucaí (14/2/2010)

Mestre-sala e porta-bandeira da escola desfilam na Sapucaí (14/2/2010)


Da Redação

A primeira noite do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro foi marcada pela oposição entre estilos tradicionais de Beija-Flor e Salgueiro e desfiles mais ousados de Unidos da Tijuca e Viradouro.

Sob o enredo "É Segredo!", a Unidos da Tijuca foi a terceira escola a desfilar na Sapucaí na noite do domingo. Já na comissão de frente a escola inovou com uma apresentação de ilusionismo estilizada, em que dançarinas mudavam constantemente seus figurinos ao entrar e sair de biombos. As alegorias da escola abordaram histórias como o incêndio na Biblioteca de Alexandria, e a lenda das "Minas do Rei Salomão".

Em um setor com tema mais moderno, a Unidos trouxe para a avenida um carro em que componentes vestidos de Homem-Aranha e Batman faziam evoluções em uma espécie de pista de esqui artificial.

Quarta escola a desfilar, a Viradouro escolheu o México como tema, e destacou marcos da arte, política e religião do país norte-americano. Com alegorias e fantasias exuberantes, a agremiação explorou as cores fortes da cultura mexicana em referências às caveiras -características do Dia dos Mortos-, à colonização espanhola e à arte de Frida Kahlo e Diego Rivera, entre outros.

Com estilo mais tradicional, a Salgueiro, campeã de 2009, desfilou enredo "Histórias Sem Fim", em que destacou passagens marcantes da literatura mundial. Entre os temas explorados, estavam a invenção da prensa, por Gutenberg, referências a Castro Alves, José de Alencar e aos personagens do "Sítio do Pica-Pau Amarelo", de Monteiro Lobato. Sucessos literários modernos também ganharam a avenida, como uma versão carnavalizada da saga de Harry Potter.

Última escola a desfilar na primeira noite, a Beija-Flor de Nilópolis apresentou enredo sobre os 50 anos de Brasília. Em uma passagem bem-desenvolvida pela avenida, a agremiação buscou inspiração em mitos indígenas ligados à região da capital federal para contar a história da construção da cidade.

Com enredo sobre o personagem Dom Quixote de La Mancha, do escritor espanhol Miguel de Cervantes, a União da Ilha voltou ao Grupo Especial do Carnaval carioca depois de oito anos no Grupo de Acesso.

Sua apresentação foi marcada por dificuldades no início. Um acidente de trânsito deixou 12 integrantes da ala das baianas feridas e dificuldades com o destaque de um dos carros afetou a evolução da escola na avenida.

Entre os destaques da União da Ilha, estiveram os atores Eriberto Leão e Leticia Spiller, que representaram o casal Dom Quixote e sua amada Dulcinéia.

Com enredo que tratou da religião, a Imperatriz Leopoldinense causou bom impacto no público da Marquês de Sapucaí apoiada em um samba entoado em forma de oração.

Entre os temas abordados pela escola estiveram a união entre o sagrado e o profano, as religiões indígenas e o catolicismo. Um dos destaques da Imperatriz, a ex-modelo Luiza Brunet desfilou pelo 13º ano na escola, e sua fantasia representou o Divino Espírito Santo.

Escolas de samba

Unidos da Tijuca Fotos da Unidos da Tijuca Ouça o Samba enredo da Unidos da Tijuca
Grande Rio Fotos da Grande Rio Ouça o Samba enredo da Grande Rio
Beija-Flor Fotos da Beija-Flor Ouça o Samba enredo da Beija-Flor
Vila Isabel Fotos da Vila Isabel Ouça o Samba enredo da Vila Isabel
Salgueiro Fotos da Salgueiro Ouça o Samba enredo da Salgueiro
Mangueira Fotos da Mangueira Ouça o Samba enredo da Mangueira
Mocidade Independente Fotos da Mocidade Independente Ouça o Samba enredo da Mocidade Independente
Imperatriz Leopoldinense Fotos da Imperatriz Leopoldinense Ouça o Samba enredo da Imperatriz Leopoldinense
Portela Fotos da Portela Ouça o Samba enredo da Portela
10º Porto da Pedra Fotos da Porto da Pedra Ouça o Samba enredo da Porto da Pedra
11º União da Ilha Fotos da União da Ilha Ouça o Samba enredo da União da Ilha
12º Viradouro Fotos da Viradouro Ouça o Samba enredo da Viradouro
Veja a pontuação geral das escolas
Publicidade