Império Serrano - 1976: "Ela mora no mar, ela brinca na areia. No balanço das ondas, a paz ela semeia". Famoso na voz de Marisa Monte, o samba-enredo "Lenda das Sereias, Mistérios do Mar" não traz boas lembranças para a escola de Madureira. A canção foi gravada pela primeira vez em 1976, quando a "Serrinha" ficou em sétimo lugar e, em 2009, a escola foi rebaixada ao reeditar o enredo.
Crédito: Eduardo Knapp/Folhapress
Império Serrano - 1964: O enredo fez referência à ópera Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, e deu à escola de Madureira o título daquele ano. O famoso samba, composto por Silas de Oliveira, dizia: "Vejam esta maravilha de cenário. É um episódio relicário, que um artista, num sonho genial, escolheu para este Carnaval". A canção foi regravada por vários artistas, como Martinho da Vila, Beth Carvalho, Fernanda Abreu e Arlindo Cruz. A Império voltou a desfilar na Sapucaí com o mesmo enredo e samba em 2004.
Crédito: Joao Wainer/Folha Imagem
Salgueiro - 1993: De samba-enredo a grito de torcida, a história dos navios de cabotagem Ita, que traziam cargas e pessoas da região norte para o Sul do país levou a vermelho e branca ao campeonato em 1993, após dezoito anos de fila. O sucesso de "Peguei um Ita no Norte" está no refrão "Explode, coração, na maior felicidade! É lindo o meu Salgueiro, contagiando e sacudindo essa cidade!", um dos mais famosos da história do Carnaval.
Crédito: Jorge Araújo/Folhapress
2003 - Beija-Flor: Com o enredo sobre a luta contra a fome, a escola levou à avenida uma escultura do recém-empossado presidente Lula, e voltou a vencer depois de cinco anos e quatro vices consecutivos.
Crédito: Marco Antonio Rezende/Folha Imagem
2004 ? Beija-Flor: A agremiação alcançou o bicampeonato ao exaltar a beleza da selva amazônica, suas riquezas naturais, povo e o folclore da mata. Este ano foi o primeiro em que o regulamento da LIESA (Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) permitiu que escolas de samba pudessem reeditar desfiles antigos.
Crédito: Joao Wainer/Folhapress
2005 ? Beija-Flor: O enredo sobre os sete povos que compõem a região dos Pampas deu à escola de Nilópolis o terceiro título consecutivo do Carnaval carioca. A hegemonia da agremiação foi consolidada com apenas um décimo de vantagem sobre a vice-campeã, Unidos da Tijuca.
Crédito: Eduardo Knapp/Folhapress
2009 - Salgueiro: A vermelho e branca voltou ao primeiro lugar do Carnaval após dezesseis anos com o enredo "Tambor", que mostrou a presença do instrumento musical para o samba, ritos religiosos e festas. Foi o nono título do Salgueiro. A escola havia sido vice-campeã em 2008.
Crédito: Vanderlei Almeida/AFP
Viviane Araújo, a rainha da bateria da Salgueiro, desfila na Sapucaí, no Rio de Janeiro (14/2/10)
Crédito: Julio Cesar Guimarães/UOL
Carro alegórico "Brasil Mestiço" desfila na Sapucaí, pela escola de samba Salgueiro (14/2/10)
Crédito: Julio Cesar Guimarães/UOL
Em alusão a Monteiro Lobato, Emilias desfilam pela Salgueiro; escola falou sobre livros na Sapucaí (14/2/10)
Crédito: Julio Cesar Guimarães/UOL
Sabrina Sato no colo do coreógrafo
Crédito: Zulmair Rocha/UOL
Sabrina Sato e coreógrafo do Salgueiro
Crédito: Zulmair Rocha/UOL
Sabrina Sato, musa do Salgueiro
Crédito: Zulmair Rocha/UOL
Ensaio do Salgueiro, no Rio
Crédito: Zulmair Rocha/UOL
Passistas do Salgueiro
Crédito: Zulmair Rocha/UOL
Mestre-sala e porta-bandeira do Salgueiro
Crédito: Zulmair Rocha/UOL
Parar slideshow