Busca BOL
BOL Notícias

João Carlos Martins, Maria Rita e Ana Hickmann comemoram vitória com a Vai-Vai no desfile das campeãs

Fernando Donasci/UOL

O maestro João Carlos Martins, homenageado pela Vai-Vai em 2011, desfila com faixa de campeã (11/03/2011)

MARINA VERGUEIRO
Colaboração para o UOL Carnaval

Aos primeiros raios de sol da manhã, por volta de 6h, a Vai-Vai deu início à sua segunda passagem pelo sambódromo do Anhembi, desta vez exibindo o troféu de campeã do carnaval de São Paulo. A escola acumulou 269,5 pontos com o enredo “A Música Venceu”, que homenageou o pianista e maestro João Carlos Martins, considerado um dos maiores intérpretes do compositor alemão Johann Sebastian Bach.

Recém-chegado de uma viagem aos Estados Unidos, onde se apresenta em setembro com a Orquestra Filarmônica Bachiana, o maestro pisou pela segunda vez na passarela do samba paulistana para reger a bateria da agremiação.

Ainda que com a perna imobilizada devido a um acidente no carnaval carioca, a apresentadora Ana Hickman fez questão de acompanhar a Vai-Vai no desfile das campeãs e passou pelo Anhembi no último carro-alegórico, acompanhada pelo presidente de honra Thobias da Vai-Vai. A cantora Maria Rita, que estreou como madrinha de bateria em 2011, também acompanhou a passagem da escola pela qual desfila há três anos.

Desfile das escolas campeãs do Carnaval de São Paulo
Veja Álbum de fotos

A Gaviões Da Fiel -- 5ª colocada na classificação geral -- foi a terceira escola a passar pelo sambódromo do Anhembi reapresentando o enredo sobre a “cidade do futuro” Dubai, desenvolvido pelo carnavalesco Zilkson Reis com o apoio da historiadora carioca Fernanda de Camargo-Moro. A apresentadora Sabrina Sato, que desfila pela agremiação desde 2004, estava presente cumprindo seu papel de madrinha da bateria “RiTimão”.

Os Acadêmicos do Tucuruvi voltaram ao sambódromo com “Oxente! O que seria da gente sem esta gente? São Paulo, capital do Nordeste”, que deu à escola o vice-campeonato no carnaval deste ano e a melhor colocação desde 1999, quando ficou em 5º lugar. Segundo o carnavalesco Wagner Santos, o enredo foi desenvolvido a partir da “influência desse povo na cidade, de que forma ele se beneficiou e os aspectos positivos que ele trouxe”. Para isso, ele levou à avenida um apanhado geral da cultura nordestina já integrada à cultura paulistana, como as festas juninas, o forró e a culinária.
 

Devido a uma precaução tomada pela Polícia Militar para evitar o encontro de torcidas de escolas de samba ligadas a times de futebol, a ordem dos desfiles foi invertida e a Mancha Verde foi a penúltima  agremiação a desfilar. A rainha de bateria Viviane Araújo mais uma vez participou da apresentação do enredo “Uma ideia de gênio”, que contou a evolução da humanidade e suas grandes descobertas no campo da ciência e garantiu à Mancha o quarto lugar na classificação geral do carnaval paulistano.

Enquanto a escola de samba ligada à torcida do Corinthians ainda passava pela passarela, os 22 presidentes das agremiações dos grupos de acesso (8) e especial (14) do carnaval de São Paulo se reuniram para anunciar oficialmente a fusão das Liga e Superliga, essa segunda criada em 2008 após divergências entre os dirigentes das agremiações.

Escolas de samba

° Vai-Vai Fotos da Vai-Vai Assista o Samba enredo da Vai-Vai
° Acadêmicos do Tucuruvi Fotos da Acadêmicos do Tucuruvi Assista o Samba enredo da Acadêmicos do Tucuruvi
° Unidos de Vila Maria Fotos da Unidos de Vila Maria Assista o Samba enredo da Unidos de Vila Maria
° Mancha Verde Fotos da Mancha Verde Assista o Samba enredo da Mancha Verde
° Gaviões da Fiel Fotos da Gaviões da Fiel Assista o Samba enredo da Gaviões da Fiel
° Águia de Ouro Fotos da Águia de Ouro Assista o Samba enredo da Águia de Ouro
° Mocidade Alegre Fotos da Mocidade Alegre Assista o Samba enredo da Mocidade Alegre
° Rosas de Ouro Fotos da Rosas de Ouro Assista o Samba enredo da Rosas de Ouro
° Tom Maior Fotos da Tom Maior Assista o Samba enredo da Tom Maior
° X9 Paulistana Fotos da X9 Paulistana Assista o Samba enredo da X9 Paulistana
° Pérola Negra Fotos da Pérola Negra Assista o Samba enredo da Pérola Negra
° Império de Casa Verde Fotos da Império de Casa Verde Assista o Samba enredo da Império de Casa Verde
° Nenê de Vila Matilde Fotos da Nenê de Vila Matilde Assista o Samba enredo da Nenê de Vila Matilde
° Unidos do Peruche Fotos da Unidos do Peruche Assista o Samba enredo da Unidos do Peruche
Veja a pontuação geral das escolas

Vídeos da folia

Carregando vídeos

Publicidade