Busca BOL
BOL Notícias

União da Ilha mostra superação ao contar teorias de Darwin na Sapucaí

Da Redação*

Uma das três escolas atingidas pelo incêndio do dia 7 de fevereiro na Cidade do Samba, a agremiação da Ilha do Governador entrou na Marquês de Sapucaí, nesta segunda noite de desfiles do Grupo Especial do Carnaval do Rio, ao som do "Parabéns pra você" e inspirada na expedição do naturalista inglês Charles Darwin à América.

Celebrando 58 anos de Carnaval, a agremiação preparou um grande bolo, que foi distribuído entre os espectadores do setor 1 do sambódromo, o mais popular. A bateria da escola marcou o passo da cantiga de aniversário, entoada a plenos pulmões pelo puxador de samba Ito Melodia. Ao final, na dispersão, nova celebração, desta vez para os funcionários dos barracões, que desfilaram com uma faixa saudando a força dos integrantes da escola.

Um carro e milhares de fantasias tiveram de ser reconstruídos e, a quarenta minutos de entrar na avenida, aderecistas ainda montavam a forração do carro da comissão de frente, chamado "Árvore da Vida". Ainda assim, a União da Ilha deu mostra de superação e de alegria para mostrar o enredo "O Mistério da Vida".

Roberto Lima, coreógrafo da comissão de frente, explicou que teve de refazer a movimentação e também as fantasias dos 15 integrantes, que representam o jovem Darwin e suas anotações e ideias iniciais. Elementos tecnológicos de iluminação e movimento, montados durante dois meses, foram perdidos no incêndio e tiveram de ser trocados em uma semana por roupas mais simples -- quase que totalmente brancas, com adereços feitos de pano e papel. 

"A gente trabalha com o lúdico, o lirismo, o que traz um certo encanto e um tom de delicadeza", disse Lima, que acredita ser capaz de tocar o coração do público mesmo com a simplicidade dos novos elementos.

Tecidos leves, telas translúcidas, guarda-chuvas e até bexigas coloridas compuseram a base das fantasias de diversas alas, refeitas com simplicidade, mas dentro do espírito carnavalesco. Ainda assim, muito do luxo planejado pelo carnavalesco Alex de Souza pode ser observado em alegorias como o carro abre-alas, "A Memória da Terra", onde esculturas gigantes em forma de esqueletos de animais se iluminavam, enquanto dezenas de destaques envergavam fantasias com muito brilho, plumas e adereços brancos e prateados. O carro que resgatou o Jardim Botânico do Rio observado por Darwin em 1832 também mostrou requintes com cores vivas e brilhantes e efeitos interessantes, como o de plantas carnívoras que engoliram passistas fantasiados de insetos ao longo do desfile.

A aranha gigante, uma das principais atrações preparadas e também uma das mais afetadas pelo fogo, circulou com movimentos reduzidos: o comando eletrônico do sistema hidráulico das patas foi substituído por articulações de acionamento manual. À frente dela, pequenas moscas e besouros da bateria da escola chegaram a ousar com o uso de tritons, instrumento de percussão com som menos sincopado, fazendo contraponto para surdos, repiques, pandeiros e tantãs.

A simpatia e o humor dos passistas também fixou explícita, apesar das dificuldades enfrentadas. Na ala dos sapos, formada apenas por homens, tinha componente dizendo "tem perereca aqui".  Entre as baianas vestidas de abelhas rainhas, dona Geni Deodado, 63, ainda se ressentia do incêndio, mas buscou alento no coletivo. "Comunidade é comunidade, a gente encontra força", afirmou, garantindo ter o samba-enredo na ponta da língua. (com reportagem de Daniel Milazzo)

Escolas de samba

° Vai-Vai Fotos da Vai-Vai Assista o Samba enredo da Vai-Vai
° Acadêmicos do Tucuruvi Fotos da Acadêmicos do Tucuruvi Assista o Samba enredo da Acadêmicos do Tucuruvi
° Unidos de Vila Maria Fotos da Unidos de Vila Maria Assista o Samba enredo da Unidos de Vila Maria
° Mancha Verde Fotos da Mancha Verde Assista o Samba enredo da Mancha Verde
° Gaviões da Fiel Fotos da Gaviões da Fiel Assista o Samba enredo da Gaviões da Fiel
° Águia de Ouro Fotos da Águia de Ouro Assista o Samba enredo da Águia de Ouro
° Mocidade Alegre Fotos da Mocidade Alegre Assista o Samba enredo da Mocidade Alegre
° Rosas de Ouro Fotos da Rosas de Ouro Assista o Samba enredo da Rosas de Ouro
° Tom Maior Fotos da Tom Maior Assista o Samba enredo da Tom Maior
° X9 Paulistana Fotos da X9 Paulistana Assista o Samba enredo da X9 Paulistana
° Pérola Negra Fotos da Pérola Negra Assista o Samba enredo da Pérola Negra
° Império de Casa Verde Fotos da Império de Casa Verde Assista o Samba enredo da Império de Casa Verde
° Nenê de Vila Matilde Fotos da Nenê de Vila Matilde Assista o Samba enredo da Nenê de Vila Matilde
° Unidos do Peruche Fotos da Unidos do Peruche Assista o Samba enredo da Unidos do Peruche
Veja a pontuação geral das escolas

Vídeos da folia

Carregando vídeos

Publicidade