Busca BOL
BOL Notícias

Peruche enfrenta 'congestionamento' ao contar história do Teatro Municipal paulistano

Da Redação

Segundo o carnavalesco da Unidos do Peruche, Amarildo de Mello, o primeiro congestionamento da cidade de São Paulo aconteceu durante a inauguração do Teatro Municipal, em 12 de setembro de 1911. Já o primeiro congestionamento da noite de abertura dos desfiles do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo ficou a cargo da própria escola, primeira a desfilar em 2011, que contou na avenida a história do centenário do teatro, mas teve problema com dois carros alegóricos.

Mesmo com a trégua da chuva, o carro abre-alas da Peruche -- uma representação grandiosa do prédio do Teatro Municipal, projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo -- travou logo na entrada do Anhembi e alguns minutos se passaram até o problema ser corrigido. Quase no fim do desfile, já com 50 minutos decorridos, foi a vez do carro número três empacar, largo e alto demais para passar pelo portão da passarela. Como resultado, ao menos três alas e o segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira desfilaram fora da ordem, vazios se formaram, prejudicando a evolução da escola e, pior, os dois últimos carros (chamados Dramaturgia e Dança e A Música que Embala o Sonho) sequer passaram pela avenida.  

  • Reprodução / TV Globo

    Confusão no fim do desfile da Unidos do Peruche, que teve dois carros alegóricos que não conseguiram entrar na avenida; integrante da escola chora (05/03/2011)

O DESFILE

Com tudo em movimento, o que se viu foi a passagem de 2.500  componentes da vice-campeã do grupo de acesso em 2010 encenando ícones da arte, dramaturgia e mitologia escalados para cantar "Bravo! Bravíssimo! Peruche Apresenta 100 Anos do Theatro Municipal de São Paulo”. A comissão de frente trouxe 13 atores habilmente munidos de guarda-chuvas e duas bailarinas que eram retiradas do chão sempre que o samba-enredo ordenava. O grupo representou os artistas integrantes da Semana de Arte Moderna de 1922 e estava ainda sob a proteção de Apolo, representação mitológica da beleza e guardião das artes.

No abre-alas, muito verde e dourado (cores da escola), fantasias requintadas reproduzindo roupas da década de 1910, e mais de cem componentes contaram um pouco da história do nascimento do teatro. À frente, alegorias simularam o primeiro problema de trânsito da cidade, enquanto um palco no centro do carro trazia trechos de representações clássicas apresentadas no Municipal.

A ala das baianas encarnou a deusa Mnemosine, personificação da memória e mãe das nove musas inspiradoras, de acordo com a mitologia grega. O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da escola, Emerson e Cintia Cristina Grecco Pricolli, desfilou cortejado por 70 bailarinas mirins, que alternaram passos de música erudita e samba. A velha guarda, por sua vez, vestiu traje de gala, com casaca e cartola.

Outras alas prestaram homenagem à Opera de Paris e ao Teatro de Milão, cujas edificações serviram de inspiração para o Municipal de São Paulo, bem como a grandes obras que foram encenadas no local. Uma nova ala de bailarinas, agora de adultas, apresentou sua versão do espetáculo "O Lago dos Cisnes", do russo Tchaikovsky, desfalcada do respectivo carro alegórico, um cisne branco gigante.

A bateria de Mestre Cal veio ao Anhembi fantasiada de "índio de casaca", com escalas musicais nos chapéus, roupas brancas e plumas verdes, sendo precedida por uma ala de pierrôs e colombinas, figuras tradicionais do Carnaval.

Entre as celebridades, a Peruche contou com a ex-BBB Cacau Colucci (da décima edição do reality show), como musa da Semana de 1922, usando uma fantasia cor-de-rosa à frente do carro Paulicéia Desvairada, alegoria que cita a obra do modernista Mário de Andrade. A modelo Adriana Ferrari foi o destaque de chão representado a musa da Ópera, enquanto a modelo e apresentadora Caroline Bittencourt ocupou o posto de rainha da bateria. Escalada para ser a musa da bateria, a ex-BBB e apresentadora Jaqueline Khury acabou não desfilando por uma razão inusitada: a parte inferior da sua fantasia não foi entregue.

O final da passagem da escola teve muita correria, mas ainda assim, a Unidos do Peruche encerrou seu desfile minutos após o tempo regulamentar, de 65 minutos, o que deve significar pontos perdidos na contagem dos jurados.

Veja trechos do desfile da Unidos do Peruche

Escolas de samba

° Vai-Vai Fotos da Vai-Vai Assista o Samba enredo da Vai-Vai
° Acadêmicos do Tucuruvi Fotos da Acadêmicos do Tucuruvi Assista o Samba enredo da Acadêmicos do Tucuruvi
° Unidos de Vila Maria Fotos da Unidos de Vila Maria Assista o Samba enredo da Unidos de Vila Maria
° Mancha Verde Fotos da Mancha Verde Assista o Samba enredo da Mancha Verde
° Gaviões da Fiel Fotos da Gaviões da Fiel Assista o Samba enredo da Gaviões da Fiel
° Águia de Ouro Fotos da Águia de Ouro Assista o Samba enredo da Águia de Ouro
° Mocidade Alegre Fotos da Mocidade Alegre Assista o Samba enredo da Mocidade Alegre
° Rosas de Ouro Fotos da Rosas de Ouro Assista o Samba enredo da Rosas de Ouro
° Tom Maior Fotos da Tom Maior Assista o Samba enredo da Tom Maior
° X9 Paulistana Fotos da X9 Paulistana Assista o Samba enredo da X9 Paulistana
° Pérola Negra Fotos da Pérola Negra Assista o Samba enredo da Pérola Negra
° Império de Casa Verde Fotos da Império de Casa Verde Assista o Samba enredo da Império de Casa Verde
° Nenê de Vila Matilde Fotos da Nenê de Vila Matilde Assista o Samba enredo da Nenê de Vila Matilde
° Unidos do Peruche Fotos da Unidos do Peruche Assista o Samba enredo da Unidos do Peruche
Veja a pontuação geral das escolas

Vídeos da folia

Carregando vídeos

Publicidade