Busca BOL
BOL Notícias

Mocidade quer resgatar a origem do Carnaval em parábola sobre rituais agrícolas

FÁBIA OLIVEIRA
do UOL, no Rio

Do alto do terceiro andar do barracão da Mocidade Independente de Padre Miguel, o carnavalesco Cid Carvalho observa a finalização dos carros alegóricos que serão levados para a Marquês de Sapucaí no domingo de Carnaval. "Fico daqui de cima porque gosto de olhar o resultado do carro da mesma altura em que os jurados vão assistir ao desfile da escola. E também é bom para controlar os funcionários. Eu grito e a coisa flui", entrega o carnavalesco. 

Muita coisa do enredo "Parábola dos Divinos Semeadores" já está pronta. E coberta com plástico preto para preservar as cores e manter o segredo. Cid espera que os oito carros que vão compor o desfile da Mocidade estejam prontos até meados de fevereiro. "Quero ter tempo para descansar antes do Carnaval. Quero ir à praia e fazer marquinha de biquíni", brinca. 

O enredo não é de fácil compreensão. Mas o carnavalesco não encara esse fato como um problema. "A escola de samba tem que levar conhecimento ao público", justifica. "Parábola dos Divinos Semeadores" pretende fazer uma grande viagem através das festas que deram origem ao Carnaval. "Vamos resgatar a origem do Carnaval, que está historicamente comprovada nos rituais agrícolas. A deusa Ísis era a deusa da agricultura, por exemplo", conta.

  • Fernando Azevedo/UOL

    Do terceiro andar do barracão, o carnavalesco Cid Carvalho 'controla' com os funcionários

A Mocidade vai entrar na avenida com oito carros. As baianas virão representando as geleiras, antes do abre-alas. "Vai cair neve sobre elas. Quis fazer essa homenagem porque, para mim, as baianas são as mães do samba". O primeiro carro representa a era glacial. O carro, todo branco, tem alegorias em forma de ursos polares e vai fazer nevar na Marquês de Sapucaí. "Vários quilos de sal grosso serão espalhados no chão do carro. O sal vai ter duas funções: dar o efeito de neve e abrir os caminhos para a Mocidade passar", explica o carnavalesco. 

O segundo carro fala sobre as forças da natureza. O carro traz elementos rústicos e também palha de milho, trigo e serragem. "O carro representa o momento em que o homem passa a celebrar como deuses, depois do degelo. Vamos colocar peixes, representando a fartura", observa.

O terceiro carro é o banquete da deusa Ísis. "Vamos colocar muitas frutas para decorar, como damascos e figos. Além de ficar bonito visualmente, vai perfumar a Sapucaí", diz. Depois dele, vem o carro da Saturnália, feito em formato de navio. "Vamos brincar com a sauna romana. Neste carro, vamos colocar um destaque simbolizando o Rei Momo", antecipa. Dentro das piscinas montadas no carro virão homens gordinhos. O ator Leandro Hassum vai representar o rei Baco.

A bateria da escola vai estar vestida como faunos. "Os ritmistas vão estar a dez centímetros do chão, usando um calçado especial. É uma espécie de bota que fica suspensa do chão com uma estrutura metálica", explica. Esses sapatos imitam os cascos da divindade campestre.

  • Mocidade em 2011

    Quem patrocina

    Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária

  • Número de integrantes

    3.800

  • Número de alas

    40

  • Funcionários no barracão

    250

  • Celebridades confirmadas

    Zezé Mota representando Tia Ciata, Leandro Hassum como deus Baco, Regina Casé e Marcos Palmeira na diretoria, Ângela Bismarck, como Lilith

Na frente do quarto carro vem Ângela Bismarck, vestida como uma "diabinha". Com pintura corporal do busto à genitália, ela vai incorporar Lilith, a mãe do fogo, a convite do carnavalesco Cid Carvalho. A "fantasia" -que inclui um rabinho e adesivo cirúrgico como tapa-sexo- será usada na frente do carro que representa a Igreja Católica. "Não vejo problema porque a igreja é parceira do carnaval desde sempre. É ela quem cria a data da festa, já que o calendário acompanha a data da quaresma. A relação entre nós tem que ser de respeito", explica. O carro que representa a igreja não terá a imagem de Jesus, mas sim um presépio.

O sexto carro é sobre o baile de máscaras. "Depois que a Igreja transforma essas festas em folias menos sexuais, elas vão parar na nobreza, com as máscaras", argumenta. O penúltimo carro da escola reúne as principais festas do folclore brasileiro, como São João, Bumba Meu Boi e a festa da Rainha da Primavera.

Fechando o desfile, um carro em forma de cometa vai adentrar a avenida. "Este representa o Carnaval propriamente dito. Vamos homenagear Tia Ciata, que será representada por Zezé Mota. Luzes de néon vão iluminar a Sapucaí", diz o carnavalesco.   

O último título da Mocidade aconteceu em 1996. No ano passado, a escola ficou em sétimo lugar. Cid Carvalho não teme a concorrência. "Sou ariano, filho de nordestino. Quero mais é fazer festa e me divertir com o povo! Respeito todas as escolas, mas confio no nosso taco", declarou Cid.

Escolas de samba

° Vai-Vai Fotos da Vai-Vai Assista o Samba enredo da Vai-Vai
° Acadêmicos do Tucuruvi Fotos da Acadêmicos do Tucuruvi Assista o Samba enredo da Acadêmicos do Tucuruvi
° Unidos de Vila Maria Fotos da Unidos de Vila Maria Assista o Samba enredo da Unidos de Vila Maria
° Mancha Verde Fotos da Mancha Verde Assista o Samba enredo da Mancha Verde
° Gaviões da Fiel Fotos da Gaviões da Fiel Assista o Samba enredo da Gaviões da Fiel
° Águia de Ouro Fotos da Águia de Ouro Assista o Samba enredo da Águia de Ouro
° Mocidade Alegre Fotos da Mocidade Alegre Assista o Samba enredo da Mocidade Alegre
° Rosas de Ouro Fotos da Rosas de Ouro Assista o Samba enredo da Rosas de Ouro
° Tom Maior Fotos da Tom Maior Assista o Samba enredo da Tom Maior
° X9 Paulistana Fotos da X9 Paulistana Assista o Samba enredo da X9 Paulistana
° Pérola Negra Fotos da Pérola Negra Assista o Samba enredo da Pérola Negra
° Império de Casa Verde Fotos da Império de Casa Verde Assista o Samba enredo da Império de Casa Verde
° Nenê de Vila Matilde Fotos da Nenê de Vila Matilde Assista o Samba enredo da Nenê de Vila Matilde
° Unidos do Peruche Fotos da Unidos do Peruche Assista o Samba enredo da Unidos do Peruche
Veja a pontuação geral das escolas

Vídeos da folia

Carregando vídeos

Publicidade