Julio Cesar Guimarães/UOL
Passista da escola de samba União da Ilha samba durante desfile que falou sobre Dom Quixote (14/2/10)
(Grassano, Gabriel Fraga, Márcio André Filho, João Bosco, Arlindo Neto, Gugu das Candongas, Marquinho do Banjo, Barbosão, Ito Melodia e Léo da Ilha) Intérprete: Ito Melodia
Voltou a Ilha
Delira o povo de alegria
Nessa folia sou fidalgo, sou leitor
Cavaleiro sonhador
Meu mundo é de magia
Vou cavalgar no rocinante
Meu escudeiro é Sancho Pança
Se Dulcinéia é meu amor
Quem eu sou?
Dom Quixote de La Mancha
O gigante moinho me viu deu no pé
O povo grita...olé
Nesse feitiço tem castanhola
A bateria hoje deita e rola
Vesti a fantasia, fui à luta
Venci manadas, rebanhos
Fiz de uma bacia meu elmo de glórias
Meus livros se perderam pela história
Enfim, fui vencido pelo Branca Lua
Voltei pra casa esquecendo as aventuras
O tempo ficou com meus ideais
Quimeras são imortais
A Ilha vem cantar
Mais um sonho impossível... sonhar
Quem é que não tem uma louca ilusão
E um Quixote no seu coração
Inspirada no romance clássico de Miguel de Cervantes,"Dom Quixote de la Mancha", a União da Ilha traz as aventuras do cavaleiro andante que dá nome ao enredo que, com o passar do tempo e dos pensamentos que lhe vinham com os livros de cavalaria, vai perdendo o juízo. Como diz o samba-enredo, o imaginário imperará no desfile: "Todo mundo tem um pouco de Quixote. Será tudo muito descontraído, misturando o mundo fantasioso do protagonista com a realidade do seu parceiro Sancho Pança", diz Rosa Magalhães, carnavalesca com 30 anos de experiência e que faz sua estreia na escola depois de 17 anos na Imperatriz Leopoldinense.
O Grêmio Recreativo Escola de Samba União da Ilha do Governador foi fundado na terça-feira de carnaval de 1953 pelos amigos Maurício Gazelle, Quincas e Orphylo. A madrinha da União da Ilha é a Portela, cujo símbolo (uma águia) faz parte do brasão da escola do bairro do Cuicuia. No ano de 1974, a União da Ilha ingressou ao Grupo Especial do Carnaval carioca com o samba-enredo "Lendas e Festas da Yabás". Em 1980, a escola ficou na segunda posição com o enredo "Bom, Bonito e Barato", quando deu início à tradição de levar à avenida fantasias leves que facilitam a mobilidade dos foliões. No ano de 2001, a escola foi rebaixada ao Grupo de Acesso do Carnaval do Rio de Janeiro.
Cores oficiais: Azul, Vermelha e Branca